terça-feira, 22 de março de 2011

Estudo do Psicopata II - A infância

BismiLah,

Foi concluído em um estudo de 25 anos, de acordo com o Diário de Psicologia Anormal (The Journal of Abnormal Psychology - Ago. 2007), que é possível detectar traços de psicopatia já em crianças, tão jovens quanto três anos.
Dados foram colhidos a partir de observações no temperamento e na fisiologia. Já nessa idade, apresentam traços significativos em suas personalidades, como:
a ausência de medo, a ausência da inibição e estão sempre à procura de estímulos por estarem sempre entediados.
Apresentam também uma fisiologia excepcional, como, menos estímulo físico à estìmulo negativo (repreensão e ameaças de punição física). (Dr. Hare 1999).
Um estudo conduzido entre 1972 e 1973, com 1,795 crianças com idade de três anos cada, na Ilha de Maurício, foi usado um aparelho que media a condutividade cutânea, dos dedinhos médio e indicador, da mão esquerda, ao serem expostos a dois tipos de barulho: neutro e aversivo, revelando então níveis de resposta de emoção, estímulo e atenção.
Vinte e cinco anos depois, o estudo, com 335 daquelas crianças, agora em sua fase adulta, passaram por uma lista de verificação SRP- II que é uma versão modificada do teste de Dr. Hare, o PCL-R (lista de verificação de psicopatia). (Learning Assesment and Neurocare Harley).
Foi concluído que adultos que tiveram a pontuação mais alta, era o grupo que apresentavam baixa sensação de medo e inibição, assim como alta necessidade de estímulo e sociabilidade. Quando criança, esse mesmo grupo apresentou sensitividade reduzida à estímulo auditório negativo. (Fear and Morality). Medo na infância é importante para o desenvolvimento de sentimentos de culpa, empatia e vergonha. (Kochanska 1993).
Psicopatas adultos apresentam alto senso de sociabilidade e procuraram por estímulos. Têm charme superficial e são manipuladores.
Estímulos Negativos e Traços Psicopáticos:
A reação fisiológica da conduta do tempo de recuperação cutânea à estímulo negativo verificou a imperfeição que o psicopata tem de evitar o dano ou o perigo físico na fase adulta. Já a sensibilidade reduzida à estímulos negativos são tão pronunciados no psicopata em sua infância, como em sua fase adulta também. (Glenn 2007).
Os adultos que apresentaram psicopatia, mostraram frieza e capacidade emocional reduzida também em suas infâncias. (Estudo de gêmeos - Journal of Child Psychology and Psychiatry, publicado em Junho de 2005).
De acordo com o autor do livro, "Puzzling People - The Labyrith of the Psychopath", Thomas Sheridan, o psicopata demonstra exclusividades em sua personalidade. São frios, não demonstram afeto pelos pais e familiares,não gostam de serem abraçados, não reagem ao receber prendas e presentes. Estão sempre extremamente entediados, por não entenderem sentimentos , e é esse o motivo que muitos demonstram crueldade aos animais, irmãos ou colegas de escola.
Ao crescerem, não entendem porque seus irmãos ou outras crianças apresentam alegria ao receber um bichinho de estimação, e entendem menos ainda se esse animal morre e eles ficam tristes. Percebem que são diferentes e então passam a tirar proveito de tal "dom", transformando-se em os predadores que são.

nota pessoal: nao penso que isso conclui, tampouco identifica um psicopata. Em minha fraca opiniao, criancas nascem puras e boas, mesmo com tais inclinacoes; oque nao prova nada. Uma crianca forte psicologicamente pode apresentar a mesma coisa.
Tambem penso que o psicopata escolhe ser oque eh assim que comeca a entender a diferenca entre o certo e o errado, ou seja, assim que comeca a querer entrar na puberdade e Deus sabe melhor...